Uma escola diferente – parte 2
Pois é amigas, sou mesmo uma incansável mãe em busca de informações...rs... Procurei a opinião de quem viveu a escola Waldorf para retirar os dados que formariam a minha opinião.
Até agora, pelo que li de ex-alunos Waldorf, consegui tirar algumas conclusões:
Jardim e Ensino Fundamental. É uma escola excelente na infância, mas depois como alguém disse, o filho tem que cair na real e ralar. Até o ensino fundamental é bom, depois, a criança precisa entrar uma escola tradicional, ter auto-disciplina e estudar mais. Senão, viverá na bolha tempo demais sem saber como é o mundo real.
Esportes. Um ponto negativo que percebi é que não tem esportes como futebol. Parece-me que eles desestimulam toda e qualquer atividade competitiva. Isso me preocupa, pois a competição é algo inerente ao ser humano, principalmente aos homens. A criança precisa competir não só para ganhar, mas para aprender a lidar com a perda. Todo tempo perdemos algo na vida e precisamos aprender a lidar com isso. Nem demais, nem nunca.
Irmandade. Algo legal é que os alunos são tão próximos, passam tantos anos juntos que viram irmãos. O lado negativo disso é que ficam restritos numa única comunidade onde todos pensam igual. Contudo, em minha opinião, o fato mais enriquecedor da convivência humana é a diversidade.
Feminino. Parece-me que essa escola é melhor para meninas que para meninos. Apesar de achar legal os alunos aprenderem a tecelagem, esculpir, dançar, sinceramente, acho estranho um homem, ex-Waldorf que para se acalmar, faça tricô. Eu li isso e senti arrepios, rs... Dá a impressão que essa escola feminiliza os meninos e quanto a isso, sou contra. Não poder futebol, mas incentivar o tricô? Sei não... Posso ser ignorante, mas é muito difícil para mim visualizar meus meninos agindo dessa forma.
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Artes. Nas áreas humanas, a escola é excepcional, mas deixa a desejar nas áreas exatas como matemática. Desenvolve bem um lado, mas capenga no outro.
Inteligentes. Algo que consegui ler nas entrelinhas da filosofia Waldorf é que por serem presos à idéia de somente com certas idades as crianças podem aprender isso ou aquilo, impedem que a criança siga além. Ou seja, uma criança excepcionalmente inteligente não seria muito bem vista neste modelo, talvez ficasse desestimulada.
Conclusões até o momento. Pelo jeito, essa escola não tem muito a ver com minhas idéias, rs...
Assim, “tudo como dantes no castelo de Abrantes”, rs...
Minha primeira idéia ainda é a melhor até o momento. Os meninos ficarão em casa até os 4 ou 5 anos, depois irão para uma escolinha pública organizada perto de casa só para brincar e na época certa, colégio militar, rs... Saí de um oposto para outro, rs...
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Meu marido estudou no colégio militar e como gostou muito, pretende que os meninos sigam o mesmo caminho. Vamos ver como eles se sairão...
Pelo menos não jogo meu dinheiro no lixo, colocando os meninos numas porcarias de escolas, rs...
Fiz os cálculos e em 1 ano e meio, ou seja, colocando os meninos no meio deste ano até 2009, antes do tempo que considero ideal para entrarem na escola, eu gastaria a bagatela de R$ 17.901,00. Caracas! Pagar tudo isso para quê? Não encontro justificativa. E isso porquê essa escola é uma de preço médio aqui na cidade. Cruel, né? Nem pensar. Não se trata de "murrinhagem" e sim de falta de propósito que justifique esse gasto. Afe!
Aula de música. Ah, tirei os meninos da aula de música. Depois de 2 meses cantando “borboletinha tá na cozinha...” percebi que aquilo era uma “enrolação” braba. O Dudu já não queria mais ir por puro desestímulo. Realmente, aquilo não era música. Em casa, assistindo DVDs de shows, os meninos estão muito melhor servidos. Francamente! Um horror! Diante disso, o Rubens resolveu ensinar ele mesmo, música aos meninos.
Gente, a grande maioria das escolas é pura “embromação”. É bom ficar de olhos bem abertos para não jogar dinheiro no lixo. Tem escolas por aí que justificam suas altíssimas mensalidades por conta de aulas de música, inglês, artes, que no final não passam de “mata tempo”. Sinceramente, a qualidade do ensino, como um todo é péssima. Às vezes, temos a impressão que as escolas particulares caríssimas têm um bom nível, mas não passam de fachada. Não sei sobre a realidade das outras cidades, mas aqui em BsB, desconheço uma escola que realmente valha a pena. Deve ser por que já fui professora e sei muito bem o que acontece por lá...
Continuo inconformada...adiando ao máximo o dia em que terei que “cair na real” e aceitar a vida como ela é, rs... Provavelmente, por mais que eu desejasse o contrário, os meninos freqüentarão essas péssimas escolas que critico hoje. É assim mesmo, eles sobreviverão e serão exatamente iguais a todas as outras crianças, rs...
Beijos.